Antivírus Por que devemos utilizar antivírus, entenda!

Muitas vezes as pessoas não entendem o motivo pelo qual devemos utilizar uma boa proteção nos nossos meios de comunicação, centenas de usuários e grandes empresas todo ano sofrem com ataque de vírus em seus computadores, estimas-se mais de 14 milhões de pessoas no Brasil que utilizam suas máquinas sem qualquer tipo de proteção, algo considerado muito perigoso pois existem mais de 80 mil tipos de vírus conhecidos e cerca de 500 novos malwares que surgem por mês.
Os riscos que os vírus pode causar a uma máquina infectada são muitos, há problemas na redução de velocidade, infecção de arquivos, e coloca o usuário sem proteção, facilitando assim aos ataques ciberneticísticos, correndo riscos de roubos de dados bancários, tudo isso por falta de uma boa proteção para o seu computador.
Me fizeram muitas perguntas sobre o motivo em que se deve utilizar um antivírus, e por que ele é fundamental em nossos computadores, listarei agora alguns motivos fundamentais nos quais vocês irão entender.

Os motivos são:

  • Muitas vezes queremos que o desempenho do nosso computador seja executado no máximo, sem haver travas e lentidão, pois bem, muitos vírus atacam parte do desempenho do computador,
    mais como assim ? Ele executa tarefas sem deixar rastros, bem ali na sua frente, reduzindo assim a velocidade do seu computador.
  •  Muitas vezes pessoas guardam dados, fotos, videos e etc, que são arquivos pessoais, e que não devem ser expostos ao publico, pois bem muitos usuários já sofreram com isso, seus arquivos foram expostos e com o seu computador sem proteção fica fácil aos ataques de pessoas de má fé.
  • Como eu disse no tópico acima a utilização de um bom antivírus e a garantia de que seus arquivos pessoais e confidenciais, seja ele da sua empresa ou de si próprio continue em siligo total.
  • Garantia de segurança aos dados pessoais como o seu RG, CPF, e até dados bancários, garanto que ninguém deseja passar por qualquer tipo de fraude;
  • Uma outra vantagem na utilização de um bom antivírus é programar uma varredura(limpeza) ao seu computador, uma dica e sempre fazer essa varredura apos o uso, pois como eu citei os vírus atacam em silêncio e são sigilosos.

O antivírus é o nosso principal recurso contra qualquer ameaça virtual, ao contrario de que uma crença popular acredita, lembrando que não basta ter aquele antivírus top operando em nosso computador, é bom sempre lembrar que para a garantia de nossa segurança do nosso computador e sempre bom se certificar que o antivírus esteja sempre atualizado e o principal executando.

Como é desenvolvido um vírus ?

O principal objetivo de um vírus de computador e se ocupar e burlar o sistema de segurança, um programador de vírus esta sempre a procura de novas brechas no sistema, procuram defeitos e sempre trabalham na fragilidade dos sistemas, assim garantindo que sua criação se espalhe e o principal, cause grande danos e desastres financeiros.

Como é desenvolvido um antivírus ?

Por outro lado a grande missão das empresas produtoras de antivírus é estar sempre se atualizando e vivem em função de desenvolvimento contra essas ameaças.
Mais como os desenvolvedores descobrem que um vírus foi criado ? Em seu antivírus existe um comando para sempre estar atento em relação a novas ameaças, é ai que entra o patches.
O patches tem a principal função de enviar aos produtores listas atualizadas de assinatura de novos vírus detectados, eles podem identificar os vírus recentes e ajuda a eliminar os  grandes riscos, que do ao contrario passaria batido pela defessa do sistema operado.

Posso utilizar dois antivírus em meu computador ?

A garantia de um antivírus considerável boa, é fundamental nesse processo, ele deve ter a funcionalidade para 10 antivírus então escolha um que te atenda em todos os requisitos, ou seja, se você executar mais de um antivírus em seu computador, isso não pode ser tão favorável, pois é prejudicial  no desenvolvimento do seu computador, os antivírus geralmente iniciam junto ao sistema. Muitas vezes alguns, já começam com seus trabalhos antes que o SO já tenha sido carregado. Lembrando que o antivírus muitas vezes precise de recursos considerável para ter seu funcionamento correto, necessitando de uma boa parte da memória RAM e da capacidade de processamento disponível em seu computador, além disso você acaba dobrando o gasto de recursos em seu computador, isso mesmo, uma razão pior para que você utilize muitos antivírus no mesmo computador, será a confusão entre um software e outro, pois podem até deixar a sua máquina desprotegida, ou seja, em vez dele te proteger ira te expor a ameaças. Então a resposta é Não, nunca utilize mais de um antivírus, faça uma pesquisa no mercado e busque o melhor para te atender em suas necessidades.

Qual antivírus eu devo utilizar ?

Umas das grandes duvidas das pessoas é essa ? Mais qual eu devo utilizar ? é a resposta será sempre a mesma, a diversos softwares que te garantem proteção, de grátis a pagos, mais é uma escolha que deve ser pesquisada e deve ser feito comparações, uma dica e conferir se o antivírus de sua escolha esta sempre se atualizando frequentemente, se o antivírus mantem recursos que te atende, e o fundamental se ele mantem o suporte caso haja duvidas na utilização.

Características de um bom antivírus: Procure uma proteção que detecta instantaneamente o vírus e o bloqueia automaticamente e remove facilmente as infecções, e sempre bom lembrar que existem muitas ameaças e uma delas são os spywares, uma boa proteção que proporcione um bom serviço eficiente para o seu computador.

 

Dica: Sempre deixe o seu antivírus atualizado.

A velocidade que aparecem vírus no mundo é enorme, então é sempre bom manter o seu antivírus atualizado, assim qualquer ameaça nova encontrada ele executara o processo de limpeza do mesmo, um arquivo malicioso pode levar muito tempo para ser identificado como um vírus, ou seja ele pode ficar circulando pela internet por dias ou até meses até que ele seja descoberto e sua assinatura seja devidamente incorporado como um vírus.

Então mantenha o seu antivírus sempre atualizado e em bom estado e ter a certeza que o seu software esteja com as assinaturas de vírus existente atualizada, assim você reduzira as chances de seu computador ser infectado.

Gostou de nossos conteúdos, então fique sempre por dentro de novidades curtindo a nossa pagina !

Comentarios

Comentarios